Layout do blog

Conheça mais sobre a culinária libanesa

Conhecer a gastronomia de um lugar é uma das formas mais interessantes de se conhecer uma cultura no geral. As culinárias típicas carregam consigo muita história e aprendizado. Hoje vamos explorar um pouco mais sobre uma das mais populares culinárias do mundo. A culinária libanesa.

 

O Líbano é um país localizado no Oriente Médio e por ser banhado pelo Mar Mediterrâneo teve grande importância e influência pelo mundo, principalmente a partir do século XIV, no período das grandes navegações, já que faziam parte da rota de muitos navios.


A culinária libanesa, tem um histórico parecido com a da gastronomia portuguesa não só por conta do período das navegações, mas também por conta da grande mistura cultural e de povos que passaram por esse território, gerando uma gastronomia muito característica e rica. Com inspiração também na culinária síria, a libanesa agrada tanto às culturas ocidentais quanto às orientais, é apreciada pelos quatro cantos do mundo.


Principais influências da culinária libanesa

Grande parte da gastronomia do Líbano possui origem turca. Foi desse povo que se herdou o gosto pelo azeite de oliva, pelos pães típicos, os também muito queridos vegetais recheados, frutas secas e a deliciosa coalhada. Outro povo que teve um papel fundamental no surgimento da culinária libanesa foi o francês, logo não é incomum que encontremos algumas semelhanças entre ambas as gastronomias.


Outro ponto bastante dominante dentre os pratos libaneses está na forte presença das especiarias. Estes produtos eram absolutamente valiosos e eram vendidos a quase seu próprio peso em ouro entre os séculos XV e XVI, as especiarias mais comuns na culinária libanesa são: cravo, canela, noz moscada, cominho, páprica, coentro, açafrão, cebolinha, salsa e o característico hortelã.


Também são presentes muitos tipos de frutas, verduras, legumes e ervas frescas, variados tipos de azeites e conservas típicas, muito trigo e lentilha, que formam deliciosos pratos que os libaneses adoram oferecer a seus convidados com muita fartura.


Ao visitar um libanês, é sempre importante levar algo, como um doce ou uma bebida alcoólica, caso a família não seja islâmica. Também é recomendado ir de estômago vazio e preparado para um verdadeiro banquete. É esperado que o convidado coma bastante e de todas as opções para retribuir a hospitalidade. Se “empanturrar” pode ser visto como um sinal de educação.


Dentre os muitos pratos deliciosos libaneses, destacamos a coalhada, que consiste em um alimento bastante versátil, podendo ser: acompanhamento, doce, salgada, líquida, seca, pastosa e até ser bebida.


Essa opção você encontra entre os produtos da Valedourado! Isso mesmo! E para celebrar a coalhada e a cultura libanesa, preparamos para você uma deliciosa receita que você pode conferir abaixo:


Kibe com coalhada picante

Ingredientes

1 bandeja de carne moída (500 g)
- 1 ½ xícara (chá) de trigo fino
- 1 cebola picada
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 1 colher (café) de pimenta síria
- sal a gosto
- ¼ de xícara (chá) de castanha-do-pará picada
- 3 ramos de hortelã picada
- 1 pote de coalhada Valedourado
- 1 colher (chá) de páprica picante
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- raspas de casca de 1 limão
- 1 colher (sopa) de suco de limão

 

Para o Kibe:

Coloque o trigo de molho por 15 minutos para hidratar. Escorra bem a água e esprema com as mãos para ficar bem sequinho. Em seguida misture com a carne, a cebola, as pimentas, o sal e castanha. Faça bolinhas com a massa e modele no formato tradicional ou como preferir.

Para a Coalhada:

Despeje a coalhada em uma tigela, acrescente a páprica, a pimenta, as raspas e o suco de limão e misture bem.

Agora é só fritar os kibes e servir com a coalhada. Incremente com rodelas de limão e folhas de hortelã.
 

ilustrações do folclore
23 ago., 2021
Conheça um pouco mais sobre o folclore nordestino!
imagem de manca e leite
12 ago., 2021
Será que manga com leite realmente faz mal? Descubra aqui.
produtos zero lactose Valedourado
29 jul., 2021
Para você que é intolerante à lactose preparamos algumas dicas para consumir derivados do leite sem preocupação.
Show More
Share by: