Layout do blog

Conheça um pouco mais sobre o folclore nordestino

No dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore em todo o Brasil, com o intuito de estimular o conhecimento e celebrar nossas lendas e mitos, que consistem em uma vasta rede de histórias que envolvem toda uma cultura, costumes, história e contextos de várias regiões. A região nordeste possui um dos folclores mais ricos do país e merece ser celebrado! Hoje vamos conhecer algumas lendas interessantes do folclore nordestino.


Lendas incríveis do folclore nordestino:


Quibungo:

Essa é uma lenda muito contada no estado da Bahia, sobre uma criatura meio homem, meio monstro que possui uma boca gigante em suas costas. Essa criatura apesar de perseguir as crianças com problemas de comportamento, não é muito corajosa ou inteligente, podendo ser derrotada ao se sentir ameaçada.


Mula-sem-cabeça:

Uma das lendas mais conhecidas não só do folclore nordestino, como também no país inteiro, a mula-sem-cabeça é uma criatura bastante assustadora, com fogo no local de sua cabeça. Dizem que isso seria o castigo dado àquelas mulheres que se envolviam com padres de maneira sexual e romântica.


Papa-figo:

Também conhecido pelo nome de “Homem do saco”, o Papa-figo é uma lenda muito usada para assustar crianças e evitar que estas aprontem ou interajam com estranhos. Algumas versões o mostram como um homem muito idoso, outras, contadas mais especificamente em Recife, descrevem o Papa-figo como uma criatura vampiresca, que se alimenta dos fígados das crianças (daí seu nome) para tratar de uma grave doença no sangue.

 

Comadre Fulôzinha:

Muito conhecida na região da Zona da Mata em Pernambuco, a Comadre Fulôzinha é uma entidade protetora dos animais e das florestas, acredita-se que seja o espírito de uma menina que foi assassinada pelo seu próprio pai. Assim como o Saci Pererê, ela gosta de trançar crinas e caudas dos cavalos, além de muitas vezes abrir os portões de sítios e fazendas para assim libertá-los.


A lenda também conta que a entidade costuma ajudar pessoas perdidas na floresta que as chamam através de um assobio, mas para isso é preciso ter um coração humilde e boas intenções. Para aqueles que pretendem maltratar a floresta ou seus animais, ela apenas devolve o assobio, fazendo a pessoa ficar perdida para sempre.

 

Boitatá:

O boitatá é descrito como uma cobra de fogo que durante o dia é cega e inofensiva, mas durante a noite fica aguçada e encontra qualquer pessoa que esteja mal intencionada em relação à floresta onde vive. A lenda diz que ao encontrar essa criatura é melhor não fugir, pois seu fogo mágico não se apaga com água e pode matar ou enlouquecer suas vítimas. O ideal é se manter parado de olhos fechados e com a respiração presa para esperar que ele se afaste.



Estas são apenas uma parte das inúmeras e fascinantes do folclore nordestino. Aproveite este dia 22 para aprender mais e celebrar nossa cultura. 


kibe recheado com coalhada
16 ago., 2021
conheça curiosidades da culinária Libanesa e aproveite a receitinha que separamos para você.
imagem de manca e leite
12 ago., 2021
Será que manga com leite realmente faz mal? Descubra aqui.
produtos zero lactose Valedourado
29 jul., 2021
Para você que é intolerante à lactose preparamos algumas dicas para consumir derivados do leite sem preocupação.
Show More
Share by: